Dieta das Proteínas

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 0 comentários

Dieta das proteínas é uma aliada e tanto para emagrecer, acabar com os pneuzinhos e ainda turbinar os músculos. E o melhor: tudo isso sem perder o pique nem passar fome


A dieta das proteínas baseia-se em aumentar o consumo de proteínas e diminuir o de carboidratos. "Alimentos proteicos demoram mais tempo a serem digeridos e absorvidos pelo organismo. Por isso, prolongam a sensação de saciedade e reduzem a compulsão por carboidratos e doces. Com a demora na digestão na dieta das proteínaso organismo passa a usar a gordura para produzir energia, o que leva à perda de peso", explica Roseli Rossi. Entendeu por a dieta das proteínas é tão potente?
E não é só isso, não. Uma dieta rica em proteínas é aliada de um corpo sequinho e curvas acentuadas. "As proteínas favorecem a construção de músculos, que aceleram o metabolismo e, por isso, queimam mais calorias", explica Roseli Rossi, nutricionista da Clínica Equilíbrio Nutricional (SP).

Ou seja, a proteína afasta a fome por um período maior, o que ajuda qualquer mortal a controlar o garfo. Mas cuidado: para emagrecer sem perder a energia, é preciso diminuir - e não abolir - as porções de pães e massas, priorizando a versão integral. "Quando se reduz o consumo de carboidratos, o nível de insulina na circulação diminui. E quanto menor a taxa desse hormônio no sangue, melhor! Afinal, ele é o responsável pelo temível acúmulo de gordura na cintura e nos quadris", explica a nutricionista.
Para ficar com a barriga chapada, você deve consumir apenas proteínas magras, como peixes, aves, queijos brancos, ovos e leguminosas, e combiná-las com carboidratos integrais e gordura saudável. E a ciência comprova os benefícios. Um trabalho recente, publicado no British Journal of Nutrition, revelou que o consumo de proteínas no café da manhã multiplica em até cinco vezes a sensação de saciedade ao longo do dia. Bom, né?



Reportagem: Fernanda Cury/ Edição Web: Helena Dias
Fonte: http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/dieta-de-emergencia/dieta-das-proteinas-mais-musculos-menos-barriga/1212
Mais informações »

Curiosidades do ovo

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012 0 comentários

Desnaturação do ovo sem o aquecimento

desnaturação da proteína se dá não só pelo calor, mas também por extremos de pH, por alguns solventes orgânicos miscíveis com a água, inclusive o álcool e acetona, por certos solutos como uréia e cloridrato de guanidínio ou por detergentes

Veja mais em: http://www.infoescola.com/bioquimica/desnaturacao
Mais informações »

Ovo - Fonte de Proteína

0 comentários

O ovo é uma fonte de proteína e tem um alto valor biológico, visto que contem os aminoácidos essenciais e biodisponibilidade. Curiosidades do ovo :

 O ovo tem substâncias carotenóides, como a luteína e a zeaxantina, que ajudam a prevenir a degeneração ocular, a principal causa de cegueira nos idosos. "Comer ovos especialmente a gema de forma moderada é uma boa medida para prevenir problemas na retina, porém esta não é a única receita", diz o especialista.

-  Outro nutriente de alto valor que está presente na gema de ovo é a colina. Ele é importante no desenvolvimento cerebral do feto e da criança e, também, para a memória.

-  A clara representa em torno de 50% do peso total do ovo. Ela é rica em água e sua principal proteína é a ovoalbumina.

-  O uso de ácido, suco de limão ou vinagre, na água de cocção ajuda na coagulação das proteínas da clara, mas não evita a rachadura da casca do ovo.








Leia Mais no SitedeCuriosidades.comhttp://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/comer-ovos-previne-a-cegueira.html - http://saude.ig.com.br/bemestar/curiosidades+sobre+o+ovo/n1237650184185.html 
Mais informações »

Propriedades Funcionais da Proteína

0 comentários
Propriedades funcionais de proteínas são definidas como as propriedades físico-químicas que afetam o seu comportamento no alimento durante o preparo, processamento e armazenamento, e contribuem para a qualidade e atributos sensoriais dos alimentos (RIBEIRO & SERAVALLI 2007). Segundo Araújo 2006, a composição e seqüência de amonoácidos, carga líquida e sua distribuição, relação hidrofobicidade/hidrofilicidade, estruturas primária, secundária, terciária e quaternária, flexibilidade/rigidez, e a habilidade de reagir com outros componentes influenciam na funcionalidade de proteínas em alimentos. 
Em alimentos as proteínas apresentam propriedades de emulsificação, formação de gel, coagulação e formação de espuma.



  • Formação de gel: a geleificação proteica consiste na formação de uma rede protéica ordenada a partir de proteínas previamente desnaturadas. A geleificação desempenha papel fundamental em determinados alimentos, como produtos lácteos, produtos de carne cozidos, gelatinas, massa de pão, etc., influindo ainda em outras propriedades funcionais, como absorção de água, a formação e a estabização de espumas e mulsões. Para que se forme o gel protéico, é necessário que haja desaturação e agregação posterior de forma ordenada, em que predominem as interações proteína-proteína. Os passos para a formação do gel protéico são os seguintes: desnaturação protéica, separação das moléculas protéicas, interação proteína-proteína e agregação posterior.
  • Emulsificação: Emulsão é um sistema heterogêneo que consiste em um líquido imiscível, completamente difuso em outro na forma de gotículas As emulsões são classificadas como emulsão do tipo óleo/água e emulsão do tipo água/óleo. Na primeira as gotículas de óleo estão dispersas na fase aquosa, como por exemplo, na maionese, leite, creme e sopas. Na emulsão do tipo água/óleo, as gotículas de água estão dispersas na fase oleosa, como por exemplo, na manteiga e margarina
  • Formação de espumas: As espumas alimentícias podem ser definidas como uma dispersão de glóbulos de gás, geralmente o ar, separados por uma suspensão de proteínas que reduz a tensão superficial entre o ar e o líquido, facilitando a deformação do segundo e assim se formam filmes estruturais em  volta das gotas de ar, prendendo-o e formando bolhas. A capacidade de uma  proteína em formar espuma refere-se à expansão de volume da dispersão  protéica com a incorporação de ar por batimento ou agitação.
Mais informações »

Paródia sobre Proteínas

0 comentários
Um jeito de compreender melhor o assunto!



Mais informações »

Onde Encontrar Proteína

0 comentários


Proteína é um dos componentes básicos de qualquer alimento. Todos os anticorpos e enzimas, e muitas dos hormonios presentes no corpo humano são proteínas. Elas oferecem o transporte de nutrientes, oxigênio e resíduos em todo o corpo. Elas fornecem ainda a estrutura e a capacidade de contração dos músculos. Também fornecem colágeno para tecidos conectivos do corpo e para tecidos da pele, cabelo e unhas. 
Em que alimentos encontrar a proteína: carnes, lácteos, nos vegetais e ainda em suplementos proteicos.

Mais informações »

O que são as proteínas?

0 comentários
As proteínas  são substâncias fundamentais para o funcionamento do nosso organismo, podendo ser encontradas em todas as estruturas do nosso corpo. Essas substâncias são formadas pela união de moléculas menores chamadas de aminoácidos. São conhecidos vinte tipos de aminoácidos, e embora o nosso organismo precise desses vinte tipos para produzir as proteínas do nosso corpo, ele não consegue produzir alguns deles, sendo necessário então buscá-los nos alimentos. Os principais alimentos que contêm todos os aminoácidos de que nosso corpo precisa são: carne, leite, queijos e outros alimentos de origem animal.
Nossas principais fontes alimentares de aminoácidos são os alimentos de origem animal
Nossas principais fontes alimentares de aminoácidos são os alimentos de origem animal
É importante ressaltar que sem os aminoácidos não há formação de proteínas, e sem proteínas o nosso corpo não funciona adequadamente.

Fonte:http://www.escolakids.com/o-que-sao-proteinas.htm
Mais informações »