São insolúveis em água, mas são solúveis em solventes orgânicos e óleos.
Os carotenóides não podem ser sintetizados pelos animais, mas são compostos essenciais para a vida, portanto devem ser ingeridos através da alimentação.
A diversidade de cores desses carotenóides é muito importante para a dieta, pois sabemos que nossa alimentação deve ser bastante diversificada, rica em alimentos de diversas cores, o que indica variedade de nutrientes, mas os pigmentos também conferem benefícios à saúde das pessoas.
Os alimentos que possuem carotenóides podem ser de cor amarela, vermelha, alaranjada e verde.
Os benefícios que os carotenóides conferem à saúde consistem em prevenção de doenças com o câncer e doença arterial coronariana, são agentes antioxidantes e estimulam o sistema imunológico.
Os grupos mais conhecidos de carotenóides são:
- Beta caroteno: Formado por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H), são altamente apolares e precursores de vitamina A, que atua na saúde da visão.
- Licopeno: também é formado por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H) e altamente apolar. Atua na prevenção do câncer da próstata e é antioxidante.
- Xantofilas: são moléculas polares, com grupos oxigenados com hidroxilas ou cetonas. A luteína e a zeaxantina conferem cor verde escura a alguns alimentos. Neste grupo também estão o mixol, osciloxantina e aloxantina.
Abaixo segue um vídeo sobre a tabela brasileira de fontes de carotenóides em alimentos foi elaborada por pesquisadores da Faculdade de Engenharia de alimentos da Unicamp:
Fontes: http://www.infoescola.com/bioquimica/carotenoides/
http://www.youtube.com/watch?v=_Mf30dH4CuA
0 comentários:
Postar um comentário