Corantes

sexta-feira, 5 de outubro de 2012
A cor é um fator que influência significativamente a aceitabilidade dos produtos. Com o objetivo de melhorar a coloração e aceitabilidade destes pelos consumidores, surgiram os corantes.
Os Corantes são aditivos alimentares definidos como toda substância que confere, intensifica ou restaura a cor de um alimento.
O Corante natural é uma substância corada extraída apenas por processos fisico-químicos como, dissolução, precipitação, entre outros ou bioquímicos por fermentação de uma matéria-prima animal ou vegetal.
Podem ser divididos em três grupos principais:
  • Os compostos heterocíclicos com estrutura tetra-pirrólica, que compreendem as clorofilas presentes em vegetais, o heme e as bilinas encontradas em animais;
  • Os compostos de estrutura isoprenóide, representados pelos carotenóides, encontrados em animais e, principalmente em vegetais;
  • Os compostos heterocíclicos contendo oxigênio, como os flavonóides, que são encontrados exclusivamente em vegetais;
  • Além desses existem outros dois grupos de corantes presentes unicamente em vegetais: as betalaínas, que são compostos nitrogenados, e os taninos, que agrupam diversos compostos de estruturas altamente variáveis.
Os corantes naturais têm sido utilizados há anos, sendo que alguns apresentam solubilidade em óleo, proporcionam matizes suaves e conferem ao produto aspecto natural, o que aumenta a aceitação pelo consumidor. Atualmente são empregados na indústria alimentícia e de bebidas, uma vez que apresenta ausência de toxidez, não apresentando danos a saúde e possibilitando uma qualidade de vida melhor para o usuário e interagindo com a conservação do meio ambiente.
Os corantes naturais são encontrados, principalmente nos vegetais, entre as plantas.Qualquer planta pode ser uma fonte de corantes naturais, bastando determinar um método específico a ser adotado para a retirada de cada pigmento. As cascas dos troncos de árvores mortas podem ser aproveitadas, as raízes, folhas, frutos e flores, todos podem possuir ação tintureiras.

Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAxZUAB/estudo-comportamento-dos-pigmentos

0 comentários:

Postar um comentário